terça-feira, 21 de abril de 2009

Filipinas



Titulo: Ang Munting Prinsipe
Língua: Filipino
Pais: Filipinas
Editora: Claretian Publications
Tradução: Desiderio Ching (?)
Ano:1991
I.S.B.N: 971-501-488-7



Língua filipina
O filipino é um dos dois idiomas oficiais da República das Filipinas - o outro é o inglês. Mesmo assim, prevalece uma riqueza étnico-lingüística muito plural nesse vasto arquipélago-nação do sudoeste asiático, sendo que existe, de acordo com estimativas, quase uma centena de idiomas e dialetos espalhados pelas ilhas e ilhotas desse país. O filipino faz parte das chamadas línguas austronésias e está principalmente baseado no tagalo.
Embora o idioma filipino tenha os seus fundamentos no tagalo, uma língua nativa predominante da região de Manila, ele também sofreu fortíssima influência do espanhol, justamente por Manila ter sido a sede da ocupação espanhola, a qual durou mais de trezentos e trinta anos.
As influências ibéricas foram tão fortes que, por exemplo, ainda hoje a maior parte da população das Filipinas é católica, mais de oitenta porcento. Na linguagem, para citar um exemplo específico, quando as pessoas se encontram em seu dia-a-dia, elas freqüentemente se cumprimentam com um saudoso "Como está (pare)?" ou "Como está (mare)" ou mesmo "Como está (pogui)", etc... (dependendo com quem estão se encontrando, um amigo, amiga, um chará, etc...). Então, fica mais do que evidente a existência de vínculos culturais notáveis entre os/as filipino-falantes e as pessoas de cultura ibérica ou mesmo latino-americana.
Durante boa parte da primeira metade do século passado, a presença dos Estados Unidos nas Filipinas e, com isso, a implantação de um sistema educacional baseado no modelo norte-americano, fez com que também a língua inglesa viesse a ter forte influência no idioma filipino e na cultura do país. Como conseqüência, fala-se hoje da existência de um dialeto informal - o tanglish (de "Tagalog" ("tagalo") ou "Filipino" misturado com "English" ou "inglês").
O idioma e a cultura das Ilhas Filipinas também absorveram marcantes influências de culturas, etnias e idiomas de povos com os quais praticaram o comércio antes do período do colonialismo espanhol (por exemplo árabe, chinês e outras línguas asiáticas).
Hoje os cidadãos e cidadãs filipinos/as levam o seu idioma nacional filipino por todos os continentes do mundo, especialmente nos países mais ricos da Europa, América do Norte, Oriente Médio e da Ásia onde a mão-de-obra nacional tem um custo mais elevado do que na maioria dos países do mundo, especialmente em sua nação de origem.
Nos Estados Unidos, cidades como Nova York, Los Angeles, San Francisco e Seattle possuem notáveis comunidades de imigrantes e/ou descendentes de pessoas da República das Filipinas. Em certos países do mundo fala-se da existência de trabalhadores estrangeiros, inclusive de pessoas das filipinas, que estariam trabalhando em condições servis ou semi-servis (especialmente em países do Oriente Médio).

Um comentário:

Anônimo disse...

Dear Bro. Jose,

Greetings from SSVP Philippines!

This is regarding your request for a copy of the "The Little Prince", wirtten in Filipino language. We are sending you a copy by postal mail today.

My warm regards to you all. God bless.


Fraternally,


Bro. Salvador G. Silverio, MD
National President