quinta-feira, 21 de maio de 2009

À LÈON WERTH

Quem era LÉON WERTH, o amigo a quem Saint-Exupéry dedicou o seu livro? Léon era um ensaísta e novelista Frances. Era vinte e dois anos mais velhos que Saint-Exupery, autor de vários livros. Léon era o oposto de Saint-Exupéry. Quando Exupéry escreveu o Pequeno Príncipe em New York, (onde estava exilado por causa da segunda guerra mundial) ele estava pensando nos seus amigos que ficaram na frança e passavam por privações como todos os franceses durante a ocupação. “... essa pessoa mora na frança, onde tem fome e frio. Ela precisa de consolo.” Exupéry nesta ocasião, disse que se não era possível para ele retirar os amigos da França, o que ele podia fazer era juntar-se à eles. E isto foi feito. E assim morreu em uma missão, no seu último vôo. Desapareceu sem deixar vestígios. “tombou devagarinho como uma árvore tomba”. Léon Werth disse no final da guerra: “_ a Paz sem Tonio (Exupéry) não é inteiramente a Paz.” Ele só foi tomar conhecimento do livro cinco meses após a morte do amigo, quando lhe entregaram uma edição especial.
Eu também tenho dois amigos. Um mora na Itália, o outro mora aqui mesmo. Apesar das distâncias, são eles que me consolam e é para eles que eu dedico este mergulho no mundo do Pequeno Príncipe que estou fazendo: Para Paolo e Magela, amigos que cabem dentro do meu coração.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Sr° José,
Voce me ajudou muito agora, estou na reta final do livro e gostaria de saber quem éra Léon, e voce foi o unico q postou quem éra ele, e o porque do livro, estou muito agradeçida!!! =)
Com carinho Tainara Brasil (16 anos)

Unknown disse...

Nossa, a tempos queria saber quem era o Léon, por esse relato da ate pra sentir a preocupação que ele sentia para com seus amigos... obrigado!

Manoel de Sousa (20 anos)

Emanuel disse...

Te agradeço por ter explicado quem era Leon, acabei de ler o livro.

Aluízio Figueiredo disse...

Ótimas informações ! 😁

Ieda disse...

Muito obrigado pelas informações de quem era Leon Werth.

Anônimo disse...

Obrigada! Gratidão, gratidão, Sr José

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
Li está obra há trinta anos, o que me fez viajar no tempo...
Agora, depois de ter me aposentado, no início e abriu (2023) o reli e aprendi mais.
Abraços a todos que gostamos ótimas leituras!