quarta-feira, 3 de março de 2010

Super Mário è fâ do Pequeno Príncipe?

Mário é fã do Pequeno Príncipe? É a questão que podemos colocar quando vemos os níveis do Super Mario Galaxy 1 e 2. O famoso encanador desloca-se de planeta em planeta, os planetas são também pequenos como o astéroïde B612, tem que fazer a volta, ligeiramente como as do conto. Planetas arborizados, florescidos que não cessam de nos fazer lembrar de certo capítulo do livro.
Super Mario é um herói criado no Japão e sabemos que o Pequeno Príncipe faz parte do imaginário colectivo deste país (o museu de Hakone, as numerosas edições, as adaptações em mangas são testemunhas deste imaginário coletivo), podemos, por conseguinte supôr direta ou indiretamene uma inspiração para Yoshiaki Koizumi desenhista do jogo.
A fim de melhor esclarecer as semelhanças entre o jogo vídeo e o universo do Pequeno Príncipe, veja agora a propaganda do jogo Super Mario Galaxy.
Na Internet certos jogadores interrogam-se sobre estas semelhanças e os jornalistas verificadores fazem frequentemente a comparação entre a odisseia de Mario e o Pequeno Príncipe.

Nenhum comentário: