terça-feira, 3 de abril de 2018

“O Pequeno Príncipe”, 75 anos de um clássico para crianças e adultos.





Em 6 de abril de 1943, há 75 anos atrás, Le petit Prince, de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), foi publicado na cidade de Nova York. Esta primeira edição viu a luz, ao mesmo tempo, em francês e inglês, traduzida por Katherine Woods, e desde então 150 milhões de cópias foram vendidas em mais de 300 idiomas e dialetos. Isso torna o livro mais traduzido na história depois da Bíblia.
No Brasil “O Pequeno Príncipe” chegou em 1952 com a tradução magnífica de Dom Marcos Barbosa, pela editora Agir que teve os direitos de publicação até 2015, quando o livro se tornou de domínio público.
É o livro mais traduzido da história depois da Bíblia. 150 milhões de cópias foram vendidas em mais de 300 idiomas e dialetos
São várias as leituras que podem ser feitas de O Pequeno Príncipe, mas em cada uma delas existe algo central que tornou o livro universal, compreensível e útil em culturas muito diferentes e em lugares muito distantes. Essa universalidade reside no fato de que o livro, sob a aparente simplicidade de uma história, fala de uma experiência que implica profunda reflexão sobre o sentido da vida. 
A cada dia, uma nova tradução, uma nova adaptação. O universo deste jovem de 75 anos já não é somente o asteroide B-612. Ele ensina em todas as línguas, em todos os dialetos, que o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração.
A mim ele ensinou o valor da amizade. Por causa dele, “O livro”, hoje tenho amigos em vários cantos deste planeta terra.
Viva o Pequeno Príncipe! Viva Saint-Exupery.

2 comentários:

AD disse...

Boa tarde, Sr. José
Acabo de descobrir e, desde já, de me render ao seu blogue. Falamos do meu livro preferido - como de tanta gente por este mundo fora - e de um lindo ensinamento sobre o verdadeiro tesouro que é a amizade.
Irei explorar o seu blogue atentamente, logo depois de sair do trabalho e com as crianças já no mundo dos sonhos. :)
Agora estou a tentar reunir alguns exemplares por esse mundo fora deste livro mágico... :)
Obrigada pela sua partilha! ;)

José Marcos Ramos disse...

Obrigado! Esteja a vontade para explorar.